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A arte de fazer um jornal na escola I Joca 104

13 de novembro de 2017 Nenhum comentário

Respostas dos alunos do Colégio Santo Américo (SP)

O que você achou da experiência de fazer um jornal?

Lucas F.

Eu gostei muito de fazer o jornal. Aprendi como um periódico é feito e como podemos trabalhar melhor em grupo. Você vê no que uma pessoa é boa, no que o outro é melhor…

Isabela R., 10 anos

Pela primeira vez, eu me coloquei no lugar de um jornalista e aprendi como fazer um jornal. Nós trabalhamos em grupo, ouvimos as ideias dos outros…

Ricardo F., 10 anos

Nós aprendemos como é fazer um jornal e como é ser um jornalista. Tínhamos que fazer tudo o que é feito em um jornal de verdade. Foi bom para todo mundo, pois aprendemos coisas que não sabíamos.

O que vocês acham dos jornais impressos?  

Giovana Z., 11 anos

Algumas pessoas chegam tarde em casa e não conseguem assistir ao jornal à noite. O jornal impresso pode ser lido em qualquer horário.

Nicolas B., 10 anos

Eu acho importante porque, se uma pessoa não conseguir assistir ao noticiário da televisão, pode ler o jornal impresso, que pode ser lido várias vezes.

Qual foi o maior desafio para fazer o jornal?

Pedro F.

A maior dificuldade foi pensar no texto, porque você tem que pensar na coerência, nos erros de português, no jeito de elaborar…

O que vocês acharam das reuniões de pauta?

Pedro R., 10 anos

Eu gostei de fazer reunião de pauta. Nós decidimos o que íamos escrever, quem nós íamos entrevistar…

Vitória A., 10 anos

Na reunião de pauta, definimos com antecedência tudo o que iríamos fazer. Quando começamos, já tínhamos tudo decidido. Você senta em grupo, discute ideias e decide quem vai entrevistar. Nós fizemos um gráfico e entrevistamos alunos e duas professoras de ciências.

Joana M., 10 anos

Eu acho que foi legal ter a reunião de pauta porque, se não tivesse, teríamos que fazer tudo na hora, de forma desorganizada, e isso não seria bom. Na reunião de pauta, todo mundo tinha opiniões diferentes e pudemos juntar todas as ideias.

Qual é a diferença entre conversa e entrevista?

João Pedro C., 10 anos

Na conversa, você escolhe o assunto, pode conversar sobre o que quiser. Na entrevista, você tem um objetivo, um foco.

Vocês disseram que fizeram tirinhas, gráficos, cruzadinhas. Por que vocês acham que esses recursos são importantes para uma matéria?

Pedro G.

Eu acho que foi legal colocar gráficos, imagens, tirinhas, cruzadinhas…Como nós estamos fazendo um trabalho para crianças, temos que deixar menos enjoativo, mais divertido.

O que vocês acharam da função que vocês desempenharam?

Bárbara G., 10 anos

O nosso grupo era de quatro pessoas e nós nos dividimos: uma fazia uma coisa, outra fazia outra. Eu digitava o texto. Todo mundo ajudava todo mundo.

Gabriela D.

No meu grupo, nós não dividimos funções para cada um. Eu fiz entrevistas com alguns alunos e escrevi em uma folha de papel. Algumas meninas também fizeram isso, outra fizeram ilustrações. Nós nos revezamos para digitar.

Que dicas vocês dariam para quem quer fazer um jornal e tem dificuldade para se organizar?

William A.

Eu diria para a pessoa fazer tudo de uma vez. Se fizer pausadamente, ela pode esquecer tudo o que estava fazendo e ter que fazer tudo de novo. Se você faz de uma vez, já fica livre.

Isabela R.

Primeiro, eu escreveria as ideias em um papel e faria pesquisas sobre como fazer um jornal. Depois, colocaria as informações, as matérias que eu quisesse…

Lucas F.

Eu acho que a pessoa deveria se planejar antes de fazer. Não dá para fazer algo sem estar organizado. Precisamos saber quais vão ser os títulos, se vamos colocar tirinhas…

 

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