cultura

Alunos criam clube para “mudar o mundo”

9 de novembro de 2018 Nenhum comentário

Por Joanna Cataldo

Crianças falam sobre suas ações para fazer a diferença. Foto: Getty Images.

“Se você quer um mundo melhor, tem que começar a lutar por ele agora mesmo”, diz Guilherme S., de 10 anos. Ele é um dos 12 alunos do 4º ano do Colégio Santa Cecília, em Santos (SP), que participam de um grupo para debater ideias que “mudam o mundo”. Os estudantes se reúnem quase todos os dias, na hora do lanche, da saída ou da entrada, para discutirem ações que qualquer um pode fazer para beneficiar o planeta.

A criadora do projeto, Anna Luiza L., de 10 anos, diz que teve a ideia por acaso e logo resolveu convidar os amigos para colocar o plano em prática. “Um dia, eu estava pensando e cheguei à conclusão de que as crianças poderiam salvar o mundo. No dia seguinte, vi no livro de português uma tirinha que dizia que crianças iriam salvar o mundo. Então, comecei a chamar os meus amigos e fomos formando o grupo”, conta.

Em debate

Entre os principais assuntos debatidos pelos participantes estão temas ambientais, como sugestões para economizar água e tirar o lixo das ruas. “Na frente da minha casa há mais lixo do que gente”, brinca Anna.

Para a integrante Giulia M., de 9 anos, a contribuição começa quando as crianças resolvem conscientizar as pessoas e ajudar a melhorar o local onde moram. “Nós queremos cuidar do mundo: tirar a sujeira da praia, avisar as pessoas para jogar lixo no lixo, entre outras ações. Uma criança que ajuda o mundo já faz a sua parte. Milhões de crianças colaborando podem fazer muita diferença”, afirma.

Na hora em que as discussões começam, são os próprios participantes do grupinho que organizam a conversa. “Eles conseguem se organizar de forma muito respeitosa”, diz Denise Fernandes, coordenadora do 2º ao 5º ano da escola. “Não há um adulto fazendo a mediação. Eles mesmos dizem: ‘Você já falou, agora é a minha vez’. Estou muito orgulhosa desse projeto deles.”

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 122 do Joca. 

Nenhum comentário

Edições Impressas

Busca por Data

novembro 2018
S T Q Q S S D
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

ENQUETE

Como melhorar a seca no Semiárido do Brasil?

TV Joca

Apoio