ciencia

Baleia é encontrada morta com 40 kg de plástico no estômago

9 de abril de 2019 49 comentários

por Helena Rinaldi e Joanna Cataldo

A equipe da ONG Museu D’Bone Collector, que trabalha na conscientização para a preservação do meio ambiente, resgatou o corpo de uma baleia morta com cerca de 40 quilos de sacolas de plástico no estômago na costa das Filipinas, em 16 de março.

Por causa da quantidade de plástico engolida, a baleia quase não conseguia mais se alimentar e acabou morrendo de fome. “Como os plásticos ocuparam todo o estômago, impediram que o alimento passasse para o intestino, no qual é absorvido. Além disso, a desidratação contribuiu para causar a morte, pois baleias não bebem água como os seres humanos — o líquido é obtido a partir do que elas comem”, explica o biólogo Guilherme Domenichelli.

O plástico estava se acumulando há tanto tempo na barriga da baleia que tinha até começado a calcificar, ou seja, endurecer por conta da mistura com os alimentos que estavam lá dentro.

Quando estão no oceano, sacos plásticos são frequentemente confundidos com alimentos pelos animais marinhos. Além disso, podem ser vistos como ameaça para eles, já que os bichos não sabem o que são esses objetos.

Lixo que vai parar no mar. Foto: Divulgação

A quantidade desses resíduos é tanta que, segundo um estudo feito pela New Plastics Economy (Nova Economia dos Plásticos, em português), iniciativa global que trabalha com a reciclagem desse material, é possível que em 2050 exista mais lixo do que peixes nos oceanos se o ser humano não tomar atitudes pelo ambiente.

Ações ambientais que começam nas escolas

O Colégio Pio XII, da cidade de São Paulo, e o Colégio Uirapuru, de Sorocaba (SP), são algumas das escolas brasileiras que estão promovendo ações entre os alunos para diminuir a quantidade de lixo plástico.

No Pio XII, os copos descartáveis estão sendo retirados aos poucos e, em breve, não serão mais oferecidos.

Para entender melhor o impacto do lixo na natureza, os alunos leram livros, assistiram a vídeos e fizeram várias atividades relacionadas à necessidade de preservar os animais. “Eu acho que devemos cuidar deles da mesma forma como cuidamos da gente”, diz Mariana T., de 9 anos.

Alunos participaram de projetos para entender os danos ao meio ambiente do descarte inadequado. Foto: Divulgação

Mas o que uma pessoa pode fazer quando não há copos plásticos disponíveis? E o que fazer quando a única opção é utilizar esses copinhos?

Para responder a essas perguntas, os alunos não pensaram duas vezes: “Eu diria para a pessoa levar uma garrafinha para os lugares a que for. Assim, não precisará usar copos plásticos”, sugere Pedro P., de 8 anos.

E quando não há outra opção senão usar os copos, Heloísa M., de 8 anos, dá a dica: “Quando a pessoa esquecer a garrafinha, por exemplo, ela pode usar o copo plástico e reutilizá-lo várias vezes. Quando não der mais, pode reciclar”.

Sem canudos plásticos

No Colégio Uirapuru, os próprios alunos foram os responsáveis por uma grande ação contra os canudos plásticos. Depois de assistir a vídeos, ler matérias e realizar atividades sobre os problemas que o lixo causa para os animais, os estudantes fizeram banners sobre o material e espalharam pela escola. “Nós colocamos os cartazes em vários lugares, inclusive no prédio das crianças menores, para que desde cedo elas saibam dos perigos e parem de usar”, conta Júlia S., de 10 anos.

A campanha mobilizou as pessoas de tal forma que, agora, a lanchonete do colégio não oferece mais canudos de plástico, o que ajudou muito na redução do consumo do material, segundo a aluna Lara S., de 10 anos. “Antes, muita gente pegava canudos na cantina e agora não pega mais. Nós pedimos copos”, explica.

Um dos cartazes elaborados pelos alunos. Foto: Divulgação

E o que fazer ao ver uma pessoa usando canudo de plástico e descartando de modo incorreto? Que atitude tomar?

No caso de Francisco T., de 11 anos, algo do tipo aconteceu entre ele e o irmão. O aluno conta que pediu que o irmão não usasse mais esse tipo de material e lhe explicou os riscos que o descarte inadequado representa para o meio ambiente. Ao final, tudo indica que a conversa teve efeito positivo: “Depois de me ouvir, ele disse: ‘É mesmo, vou parar de usar’.”.

Outro que já tem uma ideia do que faria caso encontrasse alguém que usa canudo plástico é Gianluca O., de 11 anos. Ele diz que primeiro mostraria o vídeo de uma tartaruga que estivesse sofrendo com um canudo preso no nariz e, depois, sugeriria algumas opções para substituir o material: “Eu indicaria canudo de ferro e de papel, que são mais adequados”, diz.

*Essa matéria foi publicada em versão reduzida na edição 129 do Jornal Joca.

 

#PraCegoVer

Imagem 1: A imagem mostra um homem, cercado de lixo, segurando com as duas mãos um longo pedaço amarelo de plástico.

Imagem 2: A fotografia mostra chinelos, garrafas de água e embalagens de comida descartados no mar.

Imagem 3: A imagem é das crianças participantes do projeto, uniformizadas com camiseta branca. A primeira garota usa uma saia vermelha e faixa de cabelo da mesma cor, ao seu lado há uma garota usando um short preto, um garoto usando bermuda preta e uma última garota usando calça preta e uma tiara amarela com uma flor.

Imagem 4: O desenho feito pelos alunos ilustra uma menina de coque e vestido rosa ao lado de uma lixeira vermelha com quatro canudinhos de plástico voando ao redor da lata de lixo, do outro lado há um menino de roupa azul e calça cinza.

Imagem 5: O infográfico com um fundo verde mostra o tempo que cada material leva para se decompor na natureza, sendo eles:

Canudo – 500 anos

Copo plástico – 50 anos

Fralda descartável – 450 anos

Chiclete – 5 anos

Latas de alumínio – de 200 a 500 anos

Fontes: Unifesp e EBC.

49 comentários

  1. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    A humanidade não se cansa de jogar lixo no mar, as pessoas devem ter consciência de suas atitudes , para que isso não aconteça mais.
    João Pedro 4º ano C

  2. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    As pessoas devem se conscientizar e jogar todo o lixo nos devidos lugares, só assim não teríamos tanto lixo nos oceanos , e causando tanto mal ao meio ambiente.
    Julia 4º C

  3. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu gostaria que as pessoas tentasse não utilizar muito plástico Achei muito legal que agora temos os plásticos bio-degradáveis. Daqui a alguns anos poderíamos ter leis que proibissem o uso de plásticos.
    Mirella – 4º B

  4. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu gostaria que as pessoas soubessem que é importante saber sobre o tempo de decomposição do plástico, pois assim poderíamos evitar tanta morte de animais.
    Isadora 4ºB

  5. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu achei muito legal essa reportagem, porque ficamos sabendo do tempo de decomposição do plástico.
    Vitor 4º B

  6. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    TRISTE NOTICIA.
    ENZO – 9 ANOS

  7. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Não jogar lixo no mar porque os animais pode come e morre Vinicius Ribas Nicolas

  8. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Que nao jogue plastico no mar e coloca no lugar certo para nao afetar os animais tipos baleias etc muitos animais pietro e luis otavio ferreira patricio viera

  9. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Os animas nao merece isso ser tratados mal e tratar eles bem e pensar antes de jogar o lixo no chao e pensar nos animais e na munidade marcella e dandara 4 ano e

  10. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu quero que parem de joga lixo na praia e nos rios e tira os plasticos das praias

    gustavo e otavio

  11. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu e meu amigo estamos tristes por causa que animais tão morrendo a cada ano,esse assunto quando vi fiquei assustado então estou triste não quero que mata os animais.

    assinado Daniel e Ébano 4 ano e tarde

  12. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Não joguem lixo no mar;tratem os animais bem ;igual nos tratamos os humanos bem-MURILO E CAUÃ.

  13. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Vamos contribuir que podemos jogar mas lixo no lixo do que jogar no chao para nao machucar os bichos.

    EDUARDA E KATARINA 4 ANO E.

  14. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Tadinha da baleia nao merecia morrer comendo plastico, nos seres humanos devemos conservar mais o meio ambiente para que isso nao aconteça mais.
    ass:mellissa 4 ANO E.
    9 anos.

    Coitada nos devemos ter vergonha por jogar lixo no mar e os animais comerem pois eles sao inocentes e nao sabem oque comem.
    ass: isabel 4 ANO E.
    9 anos

  15. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Tadinha da baleia culpa dos seres humanos que nao pensao que um simples papel de bala pode matar milhoes de peixinhos que antes estavao vivos e felizes no mar e agora estao no cemiterio do oceanos

    Livia Guidoti Militao
    10 anos
    4 ano E

    Tadinha da baleia ela nao merecia isso tudo culpa de gente que nao tem vergonha na cara

    ass Maria Eduarda Fernandes Fagundes
    11 anos
    4 ano E

  16. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    OS ALUNOS DO 3º ANO E FICARAM ENTRISTECIDOS COM A NOTÍCIA DA MORTE DA BALEIA. A CULPA É DOS SERES HUMANOS QUE PRECISAM APRENDER A RESPEITAR O MEIO AMBIENTE.

    PRESTE ATENÇÃO!!!

    NÃO JOGUE O LIXO NO CHÃO,
    ISSO SÓ VAI PIORAR A SITUAÇÃO!

  17. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    As pessoas nao tem nocao do estrago que elas fazem na vida mrinha espero que a humanidade mude realmente

    isabela nascimento da silva
    9 anos

  18. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    coitada da baleia foi nossa culpa, se a gente nao
    jogar lixo no mar a baleia nao teria morrido.
    giovanna rosa 4e

  19. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    As pessoas não deveriam jogar lixo na praia e na natureza porque mata os animais e o seres humanos .
    rafael erick

  20. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    não joga lixo no mar porque os animais pode morrer Vinicius Ribas Nicolas

  21. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    n

  22. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    nossa coitada da baleia não divia acontece isso mais

  23. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Que triste devemos parar de jogar lixo no mar e devemos reciclar.
    Enzo 9 anos Matheus 9 anos

  24. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu acho que os seres umanos tenqun jogar o lixo no lixo e tambem tem que respeitar as regras

    1. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

      Eu acho que o ser humano tem que jogar lixo no lixo não no mar e tem que respeitar as regras e não jogar lixo na rua.
      Gustavo e Ryan 4

  25. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    EU ACHO QUE NAO PODE JOGAR LIXO NO MAR E NO CHAO EU NAO JOGO LIXO NO CHAO MARIANNA E THALITA 4 ANO D.

  26. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    anos Devemos parar de jogar lixo nos lugares exemplo no mar na ruas nicolly 9 anos e murillo 9 anos 4 ano D

  27. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    As pessoas não aprendem a jogar o lixo no lugar certo.
    Erick 4ºano D

  28. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Para não levar água pro mar podemos não jogar lixo nas ruas assim não vamos matar nenhum animal marinho e o jeito certo e jogar lixo no lixo assim podemos ajudar a natureza e conservar o meio ambiente.
    Escrito por Gabrielly Mafra e Amanda de Jesus do 4 ano D.

  29. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Por que as pessoas jogam lixo em qual quer lugar
    Miguel Augusto Figueiredo Rodrigo Jungers 4º ano D

  30. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu acho que os humanos deveria ter mai higiene eles são muitos sujos eles tem falta de educação eles jogam muito lixo na rua e da rua vai pro bueiro e do bueiro vai pro rio e do rio vai pro mar e depois esse lixo vai para a barriga dos animais . exemplo vai pra barriga da baleia e a baleia morre de tanto comer plastico em tão humano tenha mais higiene uma baleia jà morre por causa deses humanos sem higiene uma baleia comeu 40kilos de plastico e esse foi u nosso comentàrio mais higiene.
    4ºAno D Luiza e Maria Rachel

  31. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Os humanos não se cansa de jogar lixo no mar eles deviria jogar no lixo e não mais jogando mar eles não estão cuidando do Oceano.
    Jhonatan e Vitor

  32. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu ACHEI TRISTE ESSA NOTICIA.
    PATRIK – 9ANOS

  33. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Achei bem triste pois os seres humano devia pensar na nossa natureza
    e pensar na nossa vida e também eles deviam pensar como seria sem os animais e a nossa natureza.
    Gabrielly reis e Maria vitoria. 4ºano D

  34. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Os humanos não se cansa de jogar lixo no mar eles deviria jogar no lixo e não mais jogando mar eles não estão cuidando do Oceano.
    Jhonatan e Vitor 4 ano D

  35. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Joca eu prometo que nunca mais eu vou jogar o lixo na rua Ana Clara e Larissa beijos Joca .

  36. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Devemos parar de jogar lixo nos mares exemplo tem um papel no chão você pisa no papel você vai na rua o papel vai no esgoto ai tem pessoal que vai na praia ai joga lixo no mar ai os bichos aquaticos ai come e morre. Nicolly 9 anos e Murillo 9 anos 4 ano D

  37. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    NÃO ADIANTA AS PESSOAS FALAREM QUE NÃO É PARA JOGAR LIXO NO MAR POR QUE MUITAS PESSOAS SÃO TEIMOSAS E NÃO ENTENDEM A NECESSIDADE QUE OS ANIMAIS MARINHOS PASSAM. AS PESSOAS ACHAM QUE OS ANIMAIS TEM CELEBRO PARA ENTENDER O QUE É COMIDA E O QUE NÃO É.

    OS ANIMAIS MARINHOS QUANDO ESTÃO COM FOME COMEM O QUE VEM PELA FRENTE .

    SOPHIA FERREIRA GARCIA 9 ANOS

    IARA LIMA SOUZA MAFRA 9 ANOS

  38. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    E muito triste de saber que a baleia morreu por causa dos humanos.
    Pedro 9 anos 4 ano D

  39. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    A NOS ESTAMOS TRISTES PELA BARBARIDADE QUE ESTA ACONTEÇENDO. E PRESCISAMOS PARAR DE JOGAR LIXO NO MAR.
    ISAQUE E MATHEUS

  40. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Ficamos muito triste com essa história que aconteceu com a baleia porque a cupa foi nossa e temos que se colocar no lugar da baleia porque e se fosse o ser humano. de Kauan s.n e Tiago m.f 5 ano e.

  41. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    oiii joca acabamos de ler a noticia da baleia que ingoliu o plastico. Ficamos muito triste e vamos orientar as pessoas que lixo e no lugar de lixo não na rua
    alunas Barbara e Isabella . um beijo stephane e um abraço joca

  42. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Se a humanidade parece de jogar lixo nos mares não haveria tantas mortes de bichos marinhos poluição no mar , desse jeito daqui alguns anos não havera mais água potável e mais bichos marinhos.

    Bruna e Lavinia 5 º Ano E

  43. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Não entendo qual a intenção das pessoas pra q ficar jogando lixo no mar,no chão etc… se eu fosse um peixe ou outro animal eu faria protesto contra a poluição no mar em lago e floresta . Isabela Martins e Lukas Wesley 5ºano E

  44. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    nos seres humanos não devemos jogar lixo no mar por causa disso a cada ano morre muitos animais aquáticos como peixes baleias e etc assim como nós todos são seres vivos por isso não devemos maltrata- los jogando coisas para o engasgados ou até mesmo mata-los
    Enzo Vinicíos e Gabriel Santos 5º Ano E

  45. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Victor-10 anos 5 º ano E
    Indignação! salvem os animais aquáticos,já tem um mar radioativo por aí! #animais,#limpeza,#tudo!

    Pedro-10 anos 5 º ano E
    Eu acho um absurdo o ser humano destruir e matar tudo que ele vê pela frente,ele tem que conservar a natureza ou nós também vamos sofrer.

  46. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Eu achei muito triste com esse acontecimento mas agente pode acabar com isso não jogar lixo na rua por favor.
    Gabriel Novais e Fernando Domanoski 5°E

  47. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    OS ALUNOS DO 1º ANO C FICARAM TRISTES COM A NOTÍCIA DA MORTE DA BALEIA. TODOS SE COMPROMETERAM A NÃO JOGAR MAIS LIXO FORA DO LIXO, ASSIM ESTARÃO CUIDANDO MELHOR DO PLANETA.

  48. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    OS ALUNOS DO 1º ANO D, ACHARAM A NOTICIA DA MORTE DA BALEIA MUITO TRISTE. ELES PENSAM QUE ALÉM DE JOGAR O LIXO NO LIXO É PRECISO QUE O SER HUMANO TOME A DECISÃO DE RECICLAR PLÁSTICOS PARA NÃO POLUIR O MEIO AMBIENTE.

Edições Impressas

Busca por Data

abril 2019
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

ENQUETE

Qual é a sua seção preferida no Joca?

TV Joca

Apoio