brasil

Como evitar novas enchentes

20 de março de 2019 2 comentários

O lixo jogado nas ruas é uma das principais causas das enchentes. Foto: Fábio Vieira/FotoRua via Getty Images

Por Helena Rinaldi

O verão de 2019 trouxe para o Brasil muitas chuvas e, consequentemente, alagamentos e enchentes. Enquanto no Rio de Janeiro algumas escolas ficaram fechadas temporariamente e seis pessoas morreram, o estado de São Paulo registrou 12 mortes e vários deslizamentos.

Entretanto, segundo a previsão de meteorologistas, mesmo com o início do outono as temperaturas no Brasil ainda devem ficar mais altas do que a média para esta época do ano — e são essas altas temperaturas que causam as chuvas fortes.

Em entrevista ao jornal Joca, o engenheiro Carlos Alberto Carvalho aponta como um dos principais motivos para as inundações a urbanização excessiva ao longo dos rios. Ele explica: “Vamos primeiro imaginar um rio correndo na natureza, sem nenhuma cidade à sua volta. Os trechos que ficam próximos às margens são chamados várzeas. A função delas é receber o que sobra das águas do rio quando, por causa das chuvas, seu volume aumenta. Se nós construirmos muito próximo à margem, quando chover forte e os rios aumentarem muito de volume, eles irão invadir as áreas que construímos, causando alagamentos”.

Outro fator importante para alagamentos é o lixo que as pessoas jogam nas ruas, que acabam tampando os bueiros e não deixam a água passar. Como a água não é absorvida pelo chão das ruas, que normalmente são asfaltadas e funcionam como “capas de chuva”, os bueiros servem para levá-la para o córrego ou rio mais próximo. Mas, se entopem, não cumprem sua função corretamente. “Pense na pia do banheiro: se você abrir a torneira, a água escoa pelo ralo e, no máximo, sobe um pouquinho acima do nível do ralo. Agora, se você colocar um papel tampando só um pouco desse ralo, a água começa a subir até quase transbordar da pia ou, no caso que estamos tratando, alagar as ruas”, compara o especialista.

O que podemos fazer para melhorar
Para acabar com o problema das enchentes, segundo Carlos Alberto Carvalho, seria importante que a população parasse de construir nas áreas de várzea dos rios. Outra sugestão é o desenvolvimento de algum tipo de piso tão confortável para automóveis quanto o asfalto, mas que seja capaz de absorver água como a terra.

Você também pode ajudar a diminuir os alagamentos. Confira dicas de como fazer sua parte para evitar que essas enchentes ocorram de novo:

– Não jogar lixo na rua: evita o entupimento de bueiros.

– Diminuir o uso de plásticos: o material pode acabar indo para rios e córregos, entupindo bueiros.

– Separar o lixo para reciclagem: dar uma nova utilidade a materiais descartados evita que eles poluam o meio ambiente.

O fenômeno El Niño
Além do aquecimento global, o El Niño é a outra causa das altas temperaturas do continente latino-americano nos últimos meses. O fenômeno consiste em um aquecimento fora do normal nas águas do Oceano Pacífico Tropical, principalmente na costa do Peru. Ele é capaz de mudar o clima e os ventos do mundo todo, por isso afeta muito as chuvas de regiões tropicais, como o Brasil. Geralmente, o fenômeno ocorre a cada quatro anos, especialmente no fim de dezembro. Entretanto, especialistas indicam que ele pode acontecer também este ano, já que, mesmo com a chegada do outono, o calor continua intenso.

Fontes: Globo Educação, G1 e InfoEscola.

2 comentários

  1. Oak Canyon Jr High says:

    que susto!

  2. PAOLA IGNACIO says:

    estou esausta

Edições Impressas

Busca por Data

abril 2019
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

ENQUETE

Qual é a sua seção preferida no Joca?

TV Joca

Apoio