Ir para edições impressas para cego ver

Cultura

Conheça 5 tradições do Ano-Novo chinês

5 de fevereiro de 2019 5 comentários

O Ano-Novo chinês começa hoje!

Diferentemente de nós, que iniciamos o ano no dia 1º de janeiro, os chineses comemoram a entrada do novo ciclo nesta terça-feira, dia 5 (saiba mais sobre o calendário chinês na edição 124 do Joca).

Durante as celebrações, que vão até 19 de fevereiro, cidadãos de todas as partes da China realizam uma série de práticas e atividades que visam trazer boas vibrações para o novo ano. Conheça algumas dessas tradições abaixo.

Pacotes vermelhos

Os envelopes vermelhos costumam ser dados para crianças. Foto: divulgação

O costume diz que os mais velhos devem dar pacotes vermelhos com dinheiro para os mais novos, como uma forma de transmitir sorte e boas vibrações. Ao receber o envelope, a pessoa deve segurá-lo com as duas mãos e agradecer. Mas nada de abrir o envelope! A tradição diz que isso só deve ser feito longe daquele que deu o presente. Algumas pessoas também têm o hábito de oferecer o pacote vermelho para funcionários ou idosos.

Comidas que dão sorte

No Ano-Novo, os chineses costumam servir comidas que, segundo a tradição, trazem sorte, felicidade e prosperidade. Veja algumas delas:

Fogos de artifício

Queima de fogos em Hong Kong, China. Foto: divulgação

Nas comemorações de Ano-Novo, fogos de artifício são disparados para comemorar a entrada do novo ano e espantar os maus espíritos. Diz a lenda que, com a ajuda dos explosivos, é possível afugentar uma criatura que passa nas aldeias para devorar os moradores. Embora seja apenas uma lenda, os chineses levam muito a sério a tradição de soltar fogos nessa data.

Festival das Lanternas

Festival das Lanternas em Xangai, China. Foto: divulgação

A celebração marca o fim das comemorações. No 15º dia do novo calendário, as pessoas saem às ruas para acender lanternas, comer e apreciar a companhia dos amigos e da família. Segundo a tradição, as lanternas servem para iluminar o futuro.

Dica: todos os anos, o Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, organiza um festival de lanternas. No evento, o público pode ver dezenas de lanternas sendo acesas ao mesmo tempo. A celebração também tem danças tradicionais, apresentações de luta e oficinas, entre outras atividades.

Decoração que traz sorte

A palavra “sorte”. Foto: divulgação

Os chineses costumam pendurar nas paredes e nos muros decorações com palavras que trazem boas vibrações, segundo a tradição. A mais famosa é a palavra “fu”, que significa felicidade e sorte. Repare que a peça vem com um fundo vermelho, cor que, como já mencionado, representa sorte.

Fontes: China Highlights, Chinese New Year, Independent e Chinese New Years.

5 comentários

  1. North Cache Middle School says:

    Chinez e bom

  2. South Hills Middle School says:

    I dint relize there was that much of a distance between our new year and the chinese new year

  3. Oak Canyon Jr High says:

    isso e muito interesante 👍

    1. JOÃO GUTEMBERG CHAGAS says:

      concordo

  4. Professor Colégio InterArte says:

    chatoooo

Edições Impressas

Busca por Data

agosto 2019
S T Q Q S S D
« jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

ENQUETE

Qual é a sua seção preferida no Joca?

TV Joca

Apoio