mundo

Conheça curiosidades do Natal em cinco países

24 de dezembro de 2018 1 comentário

Feliz Natal pelo mundo. Arte: Flávia Souza

O Natal é comemorado em muitos países pelo mundo, mas nem sempre no mesmo dia e nem do mesmo jeito. Veja as as brincadeiras e as guloseimas que marcam as diferentes celebrações em cinco países.

Japão
O Japão não tem muitos cristãos – sua população é de maioria budista -, então, o Natal não é uma data tão importante por lá. Ainda assim, algumas crianças ganham presentes do Santa Kuroosu, como foi batizado o Papai Noel no país asiático. Também há troca de presentes nas escolas, mas ela é bem diferente do nosso amigo secreto! Os presentes passam de mão em mão até que a música que está sendo tocada pare. Quem estiver com o objeto na mão nesse momento, fica com o presente.

Catalunha 
Nessa região da Espanha onde se fala catalão e não espanhol, existe uma brincadeira de natal muito divertida – e um pouco esquisita. É o Caga Tió (“Tronco Cagão”, em catalão). Funciona assim: um tronco de árvore oco é recheado de doces ao longo de dezembro; no dia de Natal, as crianças batem no tronco com pedaços de pau até que os doces caiam.

Etiópia
O país africano de maioria cristã não celebra o Natal no dia 25 de dezembro, mas sim no dia 7 de janeiro, um dia depois do ˜Dia de Santos Reis˜. Nesta data, o “Ko-lee”, um jogo tradicional, faz parte das comemorações. A brincadeira é parecida com o hóquei, mas os tacos são feitos a partir de gravetos secos e a bola é de madeira. O objetivo é lembrar os pastores que jogavam na noite que Jesus nasceu.

Grécia
Na véspera de Natal, as crianças passam de casa em casa cantando típicas canções natalinas – em grego, é claro. A cantoria é retribuída pelos adultos com dinheiro. Mas não é nessa época que Ágios Vasílis, como é chamado o Papai Noel grego, entrega os presentes. Apenas no ano-novo as lembranças chegam às crianças. Diferente do Brasil, os gregos não têm ceia de Natal no dia 24 de dezembro, quando fazem jejum. A refeição é feita no almoço do dia 25 e incluí os kurabiedes, um doce de manteiga distribuído para as crianças.

México
No país latino-americano, pendura-se um efeito grande em formato de avião, boneca ou pássaro, recheado de doces, em uma árvore. Esse enfeite recebe o nome de “la piñata”. No dia 25 de dezembro, as crianças têm os olhos vendados e tentam furar o enfeite para fazer com que os doces caiam e elas possam finalmente comê-los.

Esta reportagem foi uma sugestão do leitor Matheus Sato, estudante do Colégio Passionista São Paulo da Cruz, enviada por e-mail. Tem algum assunto que você gostaria de ver no jornal? Tem vontade de nos fazer uma visita? Conte para o Joca nos comentários ou mande um e-mail para joca@magiadeler.com.br.

Fontes: UOL Viagem, Blog Mundi, Guia dos Curiosos, Why Christmas e Folhinha.

1 comentário

  1. Guilherme de Paula Rezende says:

    Oi

Edições Impressas

Busca por Data

abril 2019
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

ENQUETE

Qual é a sua seção preferida no Joca?

TV Joca

Apoio