mundo

Incêndio em florestas gregas é o pior desde 2007

24 de julho de 2018 5 comentários

Um grave incêndio florestal começou na cidade turística grega de Mati, nessa segunda-feira, dia 23 de julho. Considerado o pior desde 2007, o fogo foi causado pelo tempo seco e as altas temperaturas da região, e destruiu a cidade onde se iniciou.

Já foram registradas 74 mortes e 187 feridos, e o número de pessoas desaparecidas ainda é incerto. O primeiro-ministro da Grécia Aléxis Tsípras decretou três dias de luto nacional e declarou estado de emergência na região Ática, a qual engloba Atenas, embora o incêndio não tenha atingido a capital.

Apesar de ter sido contido com sucesso, o incêndio continua ativo na cidade de Kineta, também na região Ática, que fica a oeste de Atenas. A cidade de Rafina, a leste da capital, também foi atingida.

Ainda assim, os salva-vidas da cidade costeira, com a ajuda de turistas e locais, conseguiram resgatar mais de 700 pessoas que estavam nas praias, em barcos e no mar.

A tentativa de conter as chamas vem não só da Grécia, mas também de outros países como Espanha, Itália, Alemanha, Polônia e França, que enviaram aviões de combate a incêndio, bombeiros e veículos para ajudar a controlar o fogo.

O governo conta com a ajuda de voluntários para distribuir água, comida e roupas para as pessoas afetadas pelo fogo, e muitos dos desabrigados foram colocados em hotéis.

Entenda os incêndios florestais

Os incêndios florestais são muito comuns na Grécia. Esse caso, em específico, foi extremo por um conjunto de fatores: clima seco e quente, fortes ventos e algo que originou as chamas.

O clima grego já é seco e o inverno de 2018, que não teve muitas chuvas, se juntou à onda de calor que vem passando pela Europa. Isso dificultou o controle rápido do fogo. Além disso, ventos de mais de 100 km por hora ajudaram as chamas a se espalharem.

Uma situação parecida aconteceu em Portugal, em 2017, quando um raio causou um incêndio que se propagou rapidamente pela vegetação seca do país e atingiu 30 mil hectares.

5 comentários

  1. Homero Duarte says:

    Os meus avós são da Grécia.
    Que triste esse incêndio, as pessoas fizeram bem em colocar as pessoas em um
    hotel

  2. Luana Beatriz de Medeiros says:

    meu deus muitas cidades foi atingida. E que ideia boa em colocar pessoas desabrigada em hotel. mais uma pergunta eles pagavam ?

    beijos.

    luana Beatriz de Medeiros . 9 anos de idade.

    1. Jornal_Joca says:

      Alguns hotéis serviram de abrigo para as pessoas afetadas pelo incêndio, e elas não precisaram pagar!

  3. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Boboa noite Jornal Joca.
    Parabéns uma reportagem melhor do que a outra.
    Linguagem simples e os principais acontecimentos no mundo. Tudo que precisamos para trabalhar em sala . Parabéns a toda equipe .vcs são fantásticos ❣️💓 forte abraço . professora Angélica EMEF Laerte ❣️

    1. Jornal_Joca says:

      Obrigada, professora Angélica! Continue acompanhando o Joca e compartilhando suas experiências com o nosso conteúdo em sala de aula. Abraço!

Edições Impressas

Busca por Data

dezembro 2018
S T Q Q S S D
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

ENQUETE

Qual modinha fez mais sucesso em 2018?

TV Joca

Apoio