maluquices

Índia proíbe selfies em 24 lugares turísticos

28 de junho de 2018 2 comentários

Casal tira selfie na praia Arambol, em Goa, na Índia

O estado indiano de Goa estabeleceu 24 áreas onde é proibido tirar selfie. Esses lugares são chamadas de “no-selfie zones” (“zonas sem selfie”, em português). A medida foi tomada por causa dos diversos acidentes que aconteceram nesses lugares enquanto pessoas tentavam tirar fotografias de si mesmas. As principais causas desses incidentes são água, meios de transporte e altura.

Placa encontrada em alguns pontos turísticos de Goa, na Índia.

Lugares turísticos são os maiores alvos da restrição indiana, principalmente praias perigosas onde já era proibido entrar no mar. Outros locais que tiveram a nova regra aplicada são estações de trem e mirantes próximos a barrancos ou de muros altos e com pouca proteção.

A Índia é o país com o maior número de acidentes fatais por conta de selfies, segundo estudo publicado em conjunto por uma universidade norte-americana e outra indiana em 2016. Das 127 mortes causadas por essas fotos no mundo todo, mais da metade (76) aconteceu em solo indiano entre 2014 e 2015. Isso pode ser explicado pela grande população do país, de 1,25 bilhão de pessoas, que é muito exposta à cultura de celebridades e das selfies.

As vítimas geralmente são turistas e mais de dois terços dos casos registrados aconteceram com jovens de menos de 21 anos.

Como tirar uma selfie com segurança

Embora os indianos estejam em primeiro lugar, moradores de outros países também sofrem com os riscos das selfies tiradas de maneira arriscada. A Rússia, por exemplo, espalhou placas de rua para pedir mais cuidado da população ao tirar essas fotos.

O governo russo criou uma campanha em 2015 que promove precauções na hora de tirar selfies.

Aprenda a se prevenir e tire selfies seguras seguindo essas dicas simples:

– Não chegue perto da beirada de lugares altos, principalmente com pouca segurança, como sacadas sem grades ou mirantes sem nenhum tipo de proteção.

– Tome cuidado ao tirar fotos em navios ou balsas, sempre mantendo uma distância segura das bordas da embarcação.

– Nunca tire fotos no meio de ruas, avenidas ou trilhos de trem, mesmo que não tenha nenhum veículo à vista.

– Não se pendure em árvores, postes ou janelas para conseguir uma selfie.

– Sempre tome cuidado ao usar o chamado pau de selfie. Eles podem machucar você e as pessoas ao seu redor.

2 comentários

  1. Davi Costa Oliveira says:

    Obrigado Joca,nao sou adulto mas vou copiar as dicas e em vez de copiar as placas,irei escrever o que entendi delas.Joca,alguma ou algumas fotos que aparecem no Joca sao tiradas de selfie.

    1. Maria Fernanda says:

      Adorei as dicas… É proposta como lei apenas na Índia, mas acho que deveria ser lei em todo o mundo e não apenas em lugares públicos pois existem muitos riscos que todos deveriam conhecer antes de tirar selfies , pois em qualquer lugar pode ser perigoso para aqueles que não conhece o local. Adoro tirar selfies mas agora terei muito mais cuidado!

Edições Impressas

Busca por Data

julho 2018
S T Q Q S S D
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

ENQUETE

Qual é a solução para o transporte no Brasil?

TV Joca

Apoio