brasil

Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República

1 de Janeiro de 2019 Nenhum comentário

Jair Messias Bolsonaro, eleito Presidente da República em 28 de outubro de 2018, tomou posse em 1º de janeiro de 2019, em Brasília. Confira, a seguir, os principais momentos da cerimônia de posse, que levou 115 mil pessoas para a Praça dos Três Poderes, na capital federal.

1) Saída da Granja do Torto
Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle saíram da Granja do Torto (uma das residências oficias do presidente) e foram até a Catedral de Brasília, onde cumprimentaram o padre do local, João Firmino.

2) Desfile
Em seguida, Jair e Michelle Bolsonaro desfilaram em carro aberto, passando pela Esplanada dos Ministérios até chegar ao Congresso Nacional (onde trabalham os deputados federais e os senadores). O veículo utilizado foi o Rolls-Royce da Presidência da República, presente do governo britânico para o então presidente Getúlio Vargas, em 1953.

3) Juramento
A etapa seguinte da cerimônia de posse aconteceu dentro do Congresso Nacional, onde Bolsonaro foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira. Ali, ele fez o juramento à nação, assinou o livro de posse (o mesmo livro desde o Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889) e fez um discurso.

4) Faixa presidencial
Ao sair do Congresso, o novo presidente seguiu para o Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial das mãos de Michel Temer. Antes de o presidente falar aos brasileiros, a primeira-dama Michelle fez um discurso em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Foi a primeira vez que uma primeira-dama fez um discurso à nação durante a cerimônia de posse.

5) Últimos compromissos
A passagem da faixa presidencial foi seguida pelo momento em que o novo presidente assinou os termos de posse de seus ministros e recebeu cumprimentos. O evento terminou com um jantar no Ministério das Relações Exteriores (também chamado de Itamaraty), oferecido às autoridades de outros países que estiverem presentes.

Você sabia que…

… o roteiro para a posse do Presidente da República foi estabelecido por um decreto em março de 1972?

… a posse presidencial passou a acontecer em 1º de janeiro apenas em 1995, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito? O dia é estabelecido pela Constituição Federal de 1988, mas Fernando Collor de Melo, eleito em 1989, tomou posse em 15 de março de 1990, porque já estava determinado que o mandato de José Sarney, então presidente, deveria durar até esta data.

… o Presidente da República tem algumas opções de moradia oficial em Brasília? Cliquei aqui para saber mais sobre as casas e o local de trabalho do presidente e de seu vice-presidente.

Quer saber mais sobre o que faz um presidente e seus ministros? Baixe o Manual das Eleições.

*Texto atualizado às 11h50 de 2 de janeiro de 2019.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo, G1, Senado Notícias, Superinteressante e UOL

Nenhum comentário

Edições Impressas

Busca por Data

Janeiro 2019
S T Q Q S S D
« dez    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

ENQUETE

Qual modinha fez mais sucesso em 2018?

TV Joca

Apoio