mundo

Leitores do Joca são destaque em matéria do Fantástico

2 de julho de 2018 10 comentários

Alunos da EMEF Laerte nos Estúdios Globo.

Alunos da EMEF Professor Laerte José dos Santos, de Osasco (SP), apareceram no Fantástico deste domingo, dia 1º. A matéria mostrou como a leitura de uma notícia do Joca estimulara os alunos a buscarem a tradução de um diário escrito por uma menina síria.

No livro, chamado Diário de Myriam, a garota, que na época tinha apenas 13 anos, relata os horrores da guerra da Síria, que começou em 2011 e já deixou mais de 500 mil mortos.

A cidade de Aleppo, onde Myriam morava, foi uma das mais atingidas pela guerra.

Os relatos da menina foram descobertos pelo jornalista francês Philippe Lobjois, que resolveu publicá-los em um livro, traduzido do árabe para o francês.

A história de como o diário virou livro foi publicada no portal do Joca em julho de 2017. Após a leitura do texto, os alunos da EMEF Laerte ficaram comovidos com a trajetória de Myriam e enviaram para a redação do jornal Joca mais de 200 cartas pedindo sua tradução.

Esses pedidos, então, foram encaminhados para várias editoras, entre elas a DarkSide, que lançará o livro em português no dia 5 de julho.

Na edição brasileira, além do diário, os leitores poderão encontrar as cartas dos alunos e um prefácio escrito pela equipe do jornal Joca.

Assista ao vídeo:

Clique para ler a matéria do Fantástico.

Clique para ler a matéria do diário publicada no portal do Joca em 2017.

10 comentários

  1. Isadora Freire says:

    Olá! Adorei a reportagem que assisti no Fantástico! Fiquei muito interessada em ler o livro da Myriam. Já vou procurar para comprar!
    Recebi um exemplar do jornal Joca pela assinatura da A Taba no ano passado. Adorei o jornal.
    Hoje estou trabalhando em uma escola em Brasília, e pensei que os alunos iriam adorar ler o jornal Joca por aqui também, assim como receber a visita de vocês e de outros autores e jornalistas que trabalham com vocês.
    Por aqui somente os alunos do 6º ano ao Ensino Médio tem acesso ao Joca pela Árvore de livros.
    Parabéns pelo belo trabalho!
    um abraço
    Isadora Freire (Bibliotecária)

  2. Isadora Freire says:

    Parabéns à professora que incentivou a leitura dos alunos, e aos alunos que se empenharam em escrever cartas para o jornal! Isso sim é fazer e acontecer!

  3. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Meu e nosso amado Jornal Joca,
    Meu coração não cansa de transbordar emoções em forma de lágrimas. Aliás estou mostrando a reportagem nas aulas e olhinhos atentos marejam a cada momento a cada aula.
    A reportagem é mesmo emocionante é FANTÁSTICA.
    E O QUE DIZER DO JORNAL JOCA?
    Material inovador que promove uma leitura de mundo atualizada de acordo com um dos Direitos da Criança ECA “Direito a Informaçao” contempla a BNCC em vários de seus eixos de habilidades, material com total apoio ao professor, de uma MAGIA DE LER indescritível quando mas mãos das crianças, contribuição inigualável na formação de Leitires e Escritores Criticos e Atuantes que tanto o professorado almeja com seu trabalho.
    Tenho a honra e prazer de trabalhar com esse material nas aulas de Informática com alunos do Ensino Fundamental I e eu, alunos e toda EMEF PROFESSOR LAERTE JOSÉ DOS SANTOS somos imensamente e sempre GRATOS pela parceria e confiança.

    #conteconosco
    @deamoraoJoca
    #am@mosJornalJoca

    Prof*Telma

  4. Isabela nascimento da silva says:

    Adorei a reportagem eu estudo nessa escola eu me emocionei muito tive muito orgulho e muito interesse de ler esse diário parabéns telma você é um exemplo de pessoa eu me orgulho muito de você e de todos que participaram🤗🤗

  5. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    Oi joca,
    se me permite a “intimidade”… é assim mesmo que me sinto desde quando o conheci, como se fosse uma pessoa próxima rs rs rs rs,
    sou professora da amada emef. prof. laerte jose dos santos, essa mesmo que tem alunos táo brilhantes e professores incríveis. Tudo isso para agradecer o despertar de uma nova aprendizagem para com nossas crianças, e a oportunidade de conhecer essa ferramenta poderosa de aquisição da leitura e escrita. em 2017 trabalhei com 4º ano tarde e 2º ano em ambas as salas apresentei o jornal joca, que foi aceito imediatamente, neste ano estou com uma sala de 4º ano, e a admiração pelo jornal , entusiasmo, continuo utilizando-o em alguns momentos. Tive o imenso prazer de conhecer a Stephanie Habrich e alguns colaboradores do jornal, além fazer parte da família laerte, tenho a honra de trabalhar com a prof. telma pessoa que dispensa comentários… nossa… amigo joca acho que falei demais… então até breve e obrigada por tudo, “inclusive pela janela de mundo que se abriu diante dos meus próprios olhos. ”
    hj trabalhei uma reportagem sua na edição 111 , com nome de Herói não tem idade”… como ser herói de verdade na nossa vida, citando como exemplos , ações diárias e bem próximas de cada um. falamos de um acontecimento na Emef , qdo no mês passado resgatei um gato no pátio “no telhado” que não conseguia descer… foi show, esse papo de herói de verdade rendeu nossa manhã inteira. grande e carinhoso beijo prof.ª maria angélica nogueira.

  6. MÁRIO GEREMIA says:

    muito dez o que fizeram e o que aconteceu entre as crianças com a professora de Osasco através do Joca. Creio nas pequenas iniciativas que permanecem na historia.
    Parabens a todos e pela linda e interessante reportagem.

  7. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    “O despertar do conhecer e saber”

    Estou surpreso pela a iniciativa e atitude do grupo de alunos da Escola Laerte, e pelo encanto e entusiasmo, onde o professor pode elevar sonhos e despertar do conhecimento das crianças.
    Uma aula de informática ter uma repecursão e alcançar a mídia em nível nacional. Essa escola e seus funcionários estão de parabéns de ser escola de referência em Osasco e para todo Brasil.
    Se o diário de uma garota Síria, eles conseguiram alcançar todo esse conhecimento! Imagine o que eles serão capazes de fazer e agir quando cidadão adultos!

  8. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    OLA MEU NOME E EUNICE TENHO 10 ANOS 4º ANO E EU PARTICIPEI DA ENTREVISTA DO FANTÁSTICO E FIQUEI MUITO EMOCIONADA E FELIZ.
    NAS AULAS DE INFORMATICA ESTUDEI SOBRE A GUERRA DA SÍRIA O QUE ME DEIXOU MUITO TRISTE.
    QUANDO VI A REPORTAGEM DO LIVRO DE MYRIAM FIQUEI DOIDA PARA LER .
    E MANDEI UM ABAIXO ASSINADO JUNTO COM OS MEUS AMIGOS .
    HOJE TENHO O LIVRO NA MINHA MÃOS E AUTOGRAFADO PELO O FRANCES PHÍLÍPPE E ME SINTO HONRADA .
    AGRADEÇO O JORNAL JOCA BEIJO .

  9. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    BOA TARDE QUERIDO JOCA MEU NOME É BARBARA DO 4º ANO E
    FUI CONVIDADA PARA FAZER UMA ENTREVISTA NO FANTÁSTICO É FIZ UM ABAIXO ASSINADO PEDINDO A TRADUÇÃO DO LIVRO O DIÁRIO DE MYRIAM .
    FIQUEI MUITO FELIZ POR PARTICIPAR DA ENTREVISTA E POR GANHAR UM AUTOGRAFO DO FRANCES PHILIPPE .
    AGRADEÇO O JORNAL JOCA E A MINHA ESCOLA POR PODER TE PARTICIPADO DESE MOMENTO MAGICO.
    UM ABRAÇO PARA O JORNAL JOCA E UM BEIJO PARA A STEPHANE.

  10. EMEF Prof. Laerte José dos Santos says:

    OLÁ, MEU NOME É MURILO E ESTUDO NO 4º ANO E.
    GOSTARIA DE DIZER PRA MYRIAM QUE FIQUEI MUITO FELIZ QUE A GUERRA EM ALEPO DIMINUIU BASTANTE, QUE JÁ TEM ÁGUA E LUZ E QUE VOCÊ PODE IR À ESCOLA COM SEGURANÇA.
    ESTOU LENDO SEU DIÁRIO E ACHANDO VOCÊ MUITO CORAJOSA. GOSTARIA DE UM DIA TE CONHECER PESSOALMENTE. GOSTEI DE VOCÊ TORCER PELO BRASIL NA COPA DO MUNDO.
    QUERO TE CONVIDAR A VIR CONHECER OSASCO, E SE VIER PODE FICAR EM MINHA CASA.
    SHUKRAN MYRIAM!
    VOCÊ É MÁGICA!
    ADOREI GANHAR SEU DIÁRIO.
    GOSTARIA QUE EXISTISSEM MUITAS MYRIAM NO MUNDO E QUE ACABASSE A GUERRA NA SÍRIA PARA FICAR TUDO COLORIDO E VOLTASSEM OS PÁSSAROS.

Edições Impressas

Busca por Data

julho 2018
S T Q Q S S D
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

ENQUETE

Qual é a solução para o transporte no Brasil?

TV Joca

Apoio