mundo

Menina de 8 anos descobre espada com mais de mil anos

10 de outubro de 2018 1 comentário

A espada foi levada para o Museu Jönköpings Läns, na Suécia. Foto: JÖNKÖPINGS LÄNS MUSEUM.

Uma sueca de oito anos fez uma grande descoberta para a história da humanidade: encontrou uma espada que teria sido fabricada há 1,5 mil anos.

O objeto foi encontrado por Saga Vanecek em um lago no condado de Jönköping, na Suécia. Devido ao clima seco, o nível de água estava extremamente baixo, o que ajudou Saga a encontrar o objeto.

“Senti algo na água e levantei. Tinha uma alça e contei ao meu pai que parecia uma espada”, disse a garota à rádio Sveriges.

Saga (ao centro) ao lado do irmão e do pai. Foto: Divulgação.

Após a descoberta, o pai de Saga levou o artefato para pesquisadores suecos, que descobriram que a espada pertencia à civilizações que viveram na região antes dos vikings (saiba mais abaixo).

Agora, o objeto será levado para o Museu Jönköpings Läns, na Suécia. Segundo os especialistas, a espada está muito bem preservada.

Quem são os vikings?

O personagem Thor é inspirado em um deus da mitologia viking. Foto: Divulgação.

Os vikings foram um povo que dominou a Escandinávia (região que hoje corresponde à Suécia, Dinamarca e Noruega) entre os séculos 8 e 11.

Eram conhecidos por serem grandes navegadores. Navegavam pelos mares para vender produtos, invadir terras ou simplesmente encontrar um novo lugar para viver.

Foi graças a essa capacidade de navegação que ocuparam regiões da Rússia, Ucrânia, Inglaterra, Escócia, Islândia, Groelândia e França.

1 comentário

  1. Luis Fernando Rocha Louvison says:

    legal!

Edições Impressas

Busca por Data

outubro 2018
S T Q Q S S D
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

ENQUETE

Você acha que o acordo de paz assinado pela Coreia do Norte e os Estados Unidos dará resultado?

TV Joca

Apoio