para-pais

Os 5 projetos espaciais mais incríveis dos próximos anos

9 de Janeiro de 2019 Nenhum comentário

Hoje, dia 9 de janeiro, comemora-se o Dia do Astronauta. Para celebrar a data, selecionamos projetos relacionados ao espaço que darão o que falar no futuro. As agências espaciais já estão começando a executar planos ambiciosos, como o envio de uma missão para Marte, a criação de um radiotelescópio gigante e até a inauguração de um hotel luxuoso no espaço. Saiba mais a seguir.

Sonda em Marte

Será que já existiu vida em Marte?

Para obter pistas que ajudem na resposta, em 2020, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançará a missão Mars 2020, que aterrissará no planeta vermelho para coletar amostras.

A sonda será responsável por recolher rochas e partes do solo marciano e levá-los para a Terra, onde serão analisados por especialistas em laboratórios. Segundo os cientistas, no passado, a região que será explorada costumava ter características que favoreciam a existência de seres microscópicos.

Radiotelescópio gigante

Square Kilometre Array Project é uma iniciativa que pretende construir o maior radiotelescópio da história. O projeto, que terá mais de 1 km² de extensão, contará com mais de um milhão de antenas, as quais ajudarão os especialistas a monitorarem o céu e obterem imagens extremamente nítidas e detalhadas do Universo.

Além disso, espera-se que o equipamento seja capaz de captar imagens de áreas do espaço que nenhum telescópio conseguiu alcançar até hoje. As primeiras observações devem começar em 2020.

O que é um radiotelescópio?
Aparelho que detecta e analisa sinais vindos do espaço. Esse processo ajuda especialistas a estudarem e melhor entenderem o Universo.

Hotel de luxo espacial

Já imaginou passar 12 dias em um hotel espacial de luxo? Essa é a proposta do Aurora Space Station, que deve começar a funcionar a partir de 2021. O hotel ficará acima da superfície da Terra e proporcionará aos hóspedes uma verdadeira experiência de astronauta, com direito a cultivo de comida no espaço e a possibilidade de ver a sua cidade bem de longe.

A aventura, no entanto, não é das mais baratas: ao todo, cada hóspede terá de pagar 792 mil dólares por noite, o que equivale a aproximadamente 2,9 milhões de reais.

Análise da poluição

Como a poluição afeta a nossa saúde? O Multi-Angle Imager for Aerosols analisará o tamanho, composição e quantidade de partículas contidas no ar poluído para verificar se há uma relação entre a poluição e o surgimento de doenças, como problemas cardiovasculares e respiratórios.

A ferramenta, que ficará na órbita da Terra, deve ser lançada em 2021.

Próxima parada… Júpiter!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é só Marte que está na mira dos cientistas. Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, também está sendo muito estudado.

Com previsão de lançamento para 2022, a missão Juice enviará uma sonda para o planeta e suas luas. O objetivo é fazer análises do território e, assim, obter pistas que ajudem a responder às seguintes perguntas: quais são as condições para a formação de um planeta e o surgimento de vida?; como o Sistema Solar funciona?

Nenhum comentário

Edições Impressas

Busca por Data

Janeiro 2019
S T Q Q S S D
« dez    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

ENQUETE

Qual modinha fez mais sucesso em 2018?

TV Joca

Apoio