Ir para edições impressas para cego ver

Cultura

Os 50 anos de Flicts

30 de agosto de 2019 3 comentários

Livro Flicts, de Ziraldo. Arte: Beatriz Lopes

Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca

O ano era o mesmo em que o ser humano pisou na Lua pela primeira vez: 1969. E Ziraldo, o criador do personagem Menino Maluquinho, também tinha uma missão especial: escrever seu primeiro livro para o público infantojuvenil – e em tempo recorde! O autor e cartunista teve apenas dois dias para finalizar Flicts, que completa 50 anos em 2019. Para celebrar a data, a Editora Melhoramentos lançou recentemente uma edição especial, com a versão original da obra.

Mas o que será Flicts? Na história, esse é o nome de uma cor. Uma cor que não se encaixa em nada que existe por aí, nem no arco-íris. Flicts não tinha um lugar para estar em nosso planeta, pois, como diz Ziraldo, “não tinha a força do vermelho” nem “a imensa luz do amarelo”. Nem mesmo a mais colorida e variada caixa de lápis de cor tinha algum tom que fosse Flicts.

Em meio à tanta falta de lugar, essa cor tão diferente decide tomar um rumo totalmente inesperado. Calma! Eu não vou dar spoiler! Para saber o que acontece com Flicts, você precisa conferir o livro.

E sabia que Ziraldo escolheu o termo Flicts para a história porque queria usar uma palavra que tivesse quase o mesmo som em diversas línguas? Ele acertou em cheio: em seus 50 anos de vida, o livro já foi traduzido para idiomas como inglês, japonês e até esperanto (língua criada no século 19 com o objetivo de facilitar a comunicação entre os povos de diferentes países).

Até Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar na Lua, lá em 1969, teve contato com Flicts. Em visita ao Rio de Janeiro, ele e Ziraldo se encontraram, e Armstrong disse para o autor, que tinha dado os parabéns a ele pelo feito no espaço: “Eu apenas subi na Lua, você fez um livro”.

Não tenho como não concordar com Armstrong. Quem escreve um livro pode ir a qualquer lugar por meio das palavras. Para a Lua, Marte ou até outra galáxia. E ainda leva junto seus leitores.

Divirta-se com Flicts!

3 comentários

  1. Mariana de Vasconcellos Guimarães says:

    Amei a reportagem! Muito bem feita! Parabéns!
    Eu li Flicts, e acho muito bom, recomendo! Amo Ziraldo!
    Parabéns Carol!

  2. Bruna Oliveira de Rezende says:

    Livro perfeito!

  3. EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA. says:

    Vitoria- eu nao li o livro mas estou fazendo uma peca sobre o livro

    May- Eu ja li , otimo livro, recomendo muitooooooo! e um otimo livro de aprendizagem de cores para as crianças , e tambem no livro tem uma critica social.

Edições Impressas

Busca por Data

novembro 2019
S T Q Q S S D
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

ENQUETE

O que você mais gosta de fazer com seus pais ou responsáveis?

TV Joca

Apoio