brasil

Saiba como se proteger contra desastres

5 de dezembro de 2018 Nenhum comentário

Infográfico mostra como se proteger de desastres. Arte: Ana Beatriz Pádua.

Com a proximidade do verão, no Sudeste do país, o calor é acompanhado por tempestades e problemas que se repetem todo ano: as enchentes e os deslizamentos. Em outras épocas, acontecem também os incêndios. No Nordeste, a seca é uma dura realidade do clima semiárido, mas há ainda inundações e deslizamentos de terra no litoral.

Já no Norte, os desastres mais comuns são incêndios florestais, além do natural ciclo de seca e de cheia ao longo do ano. No Centro-Oeste, acontecem as queimadas, assim como inundações e a erosão (desgaste do solo). Os estados do Sul do país são afetados por tornados, vendavais, chuvas de granizo, além de secas e alagamentos.

São muitos desastres, certo? Mas você sabia que é possível prevenir e se proteger em alguns desses casos?

Mapa do Brasil mostra os desastres mais comuns em cada região. Arte: Ana Beatriz Pádua.

Neste dia 5 de dezembro, a Cruz Vermelha Brasileira comemora 110 anos. A instituição de ajuda humanitária mais antiga do país trabalha na prevenção e na resposta a emergências como deslizamentos, enchentes e incêndios de norte a sul.

Para celebrar a data, Ronimar Costa dos Santos, coordenador nacional de gestão de risco e desastres da Cruz Vermelha, contou para o Joca como as crianças podem lidar com os desastres naturais mais frequentes no país. “A Cruz Vermelha tem projetos como o socorrista mirim, onde ensinamos primeiros socorros e o que fazer em outros casos de emergência”, diz.

Confira as dicas abaixo:

O que fazer em caso de enchentes e tornados. Arte: Ana Beatriz Pádua.

O que fazer em casos de deslizamento e incêndio. Arte: Ana Beatriz Pádua

Nenhum comentário

Edições Impressas

Busca por Data

dezembro 2018
S T Q Q S S D
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

ENQUETE

Qual modinha fez mais sucesso em 2018?

TV Joca

Apoio