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Vamos falar sobre obesidade infantil. Como evitar?

11 de maio de 2017 Nenhum comentário

As discussões sobre a alimentação das crianças têm sido influenciadas por um cenário preocupante, devido ao crescimento dos números sobre obesidade infantil. Para combater o novo inimigo do bem-estar dos pequenos, é preciso saber como prevenir este problema de saúde.

A obesidade infantil é uma condição em que a criança tem peso superior ao recomendado para sua idade e altura. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em critérios sobre obesidade definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que o número de crianças com idade entre 5 e 9 anos que estão acima do peso é 11 vezes maior ao número de desnutridos.

De acordo com o levantamento do IBGE, chamado Pesquisa de Orçamentos Familiares, 51,4% dos meninos e 43,8% das meninas sofrem com o problema. Isso mostra que a preocupação referente à desnutrição, amplamente discutida nos anos 80, agora é voltada para a obesidade infantil.

Fatores que causam obesidade infantil

Ao contrário do que se imagina, a obesidade infantil não é influenciada somente pela alimentação. Outros fatores levam ao desenvolvimento desse problema de saúde nas crianças – e o sedentarismo é um deles. A falta de exercícios físicos é um risco para o bem-estar das crianças.

E, quando o assunto é a alimentação, um inimigo é o açúcar. Um levantamento do IBGE, a Pesquisa Nacional de Saúde, mostra que um terço das crianças menores de 2 anos já consomem refrigerante, suco artificial, bolos e biscoitos, que contêm alto teor de açúcar ou gorduras.

Ou seja, para prevenir a obesidade infantil as ações têm de ser iniciadas bem mais cedo do que se imagina. Há estudos que indicam que comportamentos alimentares durante a gravidez podem influenciar na obesidade da criança. Isso significa que os cuidados com os filhos passam também pelos cuidados dos próprios pais com sua saúde.

Dicas para prevenir a obesidade infantil

1. Inclua alimentos variados no cardápio

Quanto mais tipos de alimentos seu filho consome — como frutas, legumes, verduras, folhas e castanhas — maior a chance dele ter refeições balanceadas. E isso só traz benefícios para a saúde, já que ele terá acesso a mais nutrientes e vitaminas.

2. Incentive o consumo de água 

Aprender a consumir água é fundamental, pois ela é importante para o bom funcionamento do organismo. Que tal dar uma garrafinha de presente para o seu filho e já introduzir este hábito saudável em sua vida?

3. Fique de olho nas fontes de açúcar

O açúcar, principalmente o refinado, é um inimigo da saúde. Tenha um cuidado especial com o consumo de doces, isso pode colaborar para que seu filho tenha obesidade infantil.

4. Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados costumam conter muito açúcar e conservantes. O ideal é que seus filhos tenham uma alimentação o mais natural possível, para que a comida seja fonte de saúde.

5. Não insista para a criança comer se ela não estiver com fome

O seu filho é uma criança, ele precisa de porções menores de comida, até pelo seu tamanho e gasto de energia. O ideal é não insistir para que ele consuma mais comida do que quer. Isso pode colaborar não apenas para a obesidade, como para outros distúrbios alimentares.

6. Não ofereça prêmios de guloseimas

Oferecer doces por bom comportamento ou por ter comido toda a salada não é uma boa barganha, porque a saúde do seu filho é que sai perdendo. Evite esta prática!

7. Incentive atividades ao livre

Atividades físicas são fundamentais para uma vida saudável. Incentivar seu filho a se aventurar no mundo fora de casa, fora da luz da tela da TV ou do computador andando de bicicleta, correndo, brincando e interagindo com outras crianças, além de prevenir a obesidade, fará dele um adulto mais saudável.

Como ajudar quando seu filho já está obeso

Caso seu filho já tenha um quadro de obesidade infantil, tenha calma e comece a ajudá-lo agora mesmo. Este problema de saúde pode ser revertido com a ajuda de profissionais qualificados (pediatras, nutricionistas e endocrinologistas), e, sobretudo, com o carinho e amor da família.

É preciso tratar esta enfermidade, pois ela pode trazer complicações como hipertensão, ansiedade, depressão e diabetes, além de outras doenças graves. Veja abaixo as dicas que preparamos de como ajudar seu filho a ser mais saudável.

1. Faça uma reeducação alimentar junto com seu filho

Se o seu filho está obeso, isso é resultado de uma alimentação inadequada, ou seja, você vai ter de aprender junto com ele a buscar saúde por meio da alimentação. Além disso, se a família participa, a criança tem mais disposição para enfrentar esta condição.

2. Organize as refeições dos seus filhos

Um ótimo passo é incluir pequenos lanches entre as refeições. Isso ajuda a melhorar o metabolismo da criança. Organize um bom café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

3. Não deixe seu filho se alimentar na frente da TV

Fazer as refeições diante da TV ou computador não deixa a criança perceber bem os alimentos. Ela tem menos percepção com os alimentos e disposição para conhecer os sabores. Fique alerta!

4. Aprenda a dizer não 

Claro que seu filho vai querer comer doces, especialmente quando convive com outras crianças ou vai a festinhas de aniversário. Mas, quando ele tem um quadro de obesidade, a sua ajuda é fundamental para que ele melhore suas condições de saúde. Ou seja, você precisa saber dizer não para ajudar seus pequenos.

5. Organize sua rotina

Conciliar trabalho e tarefas domésticas não é fácil, mas é possível. E só vai fazer bem para as famílias. Os pais precisam estar atentos às crianças. Uma boa dica é organizar a rotina familiar, definindo horários para alimentação e para prática de atividades físicas, além de planejar programas ao ar livre, como caminhadas e piqueniques.

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